Inscrições para a 7ª edição do Programa Educacional da FFIPP-Brasil em Palestina/Israel

até 21 de fevereiro de 2020

PROGRAMA EDUCACIONAL

Desde 2013, o Programa já levou 131 pessoas a Palestina/Israel com o objetivo
de oferecer a seus participantes a oportunidade de descobrir por si mesmos uma situação política complexa e obter experiências em diferentes campos 
de interesse.

Realizado em parceria com a FFIPP-Internacional, o Programa Educacional tem duração de cinco semanas, sendo a primeira uma Semana de Orientação, que inclui encontros com atores-chave das sociedades civis israelense e palestina. As quatro semanas seguin-tes são caracterizadas como "vivências", e envolvem uma participação direta atravésdo voluntariado em organizações e instituições israelenses e palestinas, como centros de pesquisa, ONGs etc. Saiba mais sobre nossos parceiros.

Ao retornarem, incentivamos o engajamento dos participantes na questão Palestina/Israel das mais diversas formas, seja fazendo parte da FFIPP-Brasil  ou de outras organizações ligados ao assunto, seja realizando pesquisas acadêmicas, reportagens jornalísticas, conteúdos audiovisuais, engajando-se na área de direitos humanos, educação etc.

 

A experiência anual in loco é fundamental para o contínuo desenvolvimento das atividades educativas e políticas da FFIPP-Brasil, assim como para o constante aprimoramento do Programa Educacional que foi realizado ao longo dos anos por meio do contato com as narrativas marginalizadas e uma grande variedadede pontos de vista e fontes de informações sobre a questão Palestina/Israel.

 

A FFIPP-Brasil busca construir o Programa de forma horizontal e incentiva a autonomia e a proatividade dos participantes, destacando as responsabilidades de todas as partes para o sucesso da viagem. O programa é supervisionado por uma equipe de coordenadores formada por integrantes da organização que já estiveram na região com o Programa Educacional e que, de forma voluntária, atuam por meses em sua  construção, (tanto no Brasil como lá) além de auxiliar os participantes antes, durante e depois da viagem. Portanto, contamos com o apoio e a colaboração de todos que desejam embarcar nessa empreitada.  

A FFIPP-Brasil é uma organização independente política e economicamente  e, por isso, possui limitações orçamentárias para a realização do Programa,  cujo financiamento é praticamente todo feito   do investimento dos próprios participantes. É uma organização voluntária que vê na realização do Programa Educacional uma forma de ativismo político, uma ação direta por justiça e pelos direitos humanos em Palestina/Israel. Isso significa que a FFIPP não estabelece uma relação comercial e nem de prestadora de serviços com os participantes do Programa, mas uma relação de parceria e confiabilidade pela promoção de uma experiência que possa contribuir e impactar política e educativamente a percepção dos participantes sobre a questão Palestina/Israel e, por consequência, a forma como o assunto é visto e debatido no Brasil.

DETALHES DO PROGRAMA

Em 2020, o programa terá a duração de 14 dias, durante o mês de julho. Acontece na Cisjordânia e em Israel e promove encontros e atividades com agentes da sociedade palestina e israelense (como acadêmicos, jornalistas, ativistas etc) em diversas cidades e regiões importantes para a compreensão do contexto local. Entre as áreas visitadas, estão Tel Aviv, Haifa, Jerusalém, Bethlehem, Ramallah, Hebron, Vale do Jordão e Nazareth.

Não organizaremos estágios e vivências em 2020, no entanto, caso o participante deseje estender sua estadia e participar de atividades em organizações parceiras, podemos fornecer contatos para que viabilize sua vivência.

CUSTO DO PROGRAMA
ALOCAÇÃO DE RECURSOS

O custo do programa completo é US$ 1.700,00.

Esse valor cobre os gastos com estadia durante todo o programa 

(estadia, refeições, transporte e palestras).

*A passagem aérea não está incluída no custo do programa.

Além disso, o participante deve fazer obrigatoriamente um seguro

pessoal válido durante toda a  duração de sua estadia (caso
o participante não tenha um provedor desse serviço, a FFIPP-Brasil

pode indicar seguros utilizados em programas passados).

O valor do seguro também não está incluído no custo do Programa .

A FFIPP-Brasil compreende as limitações econômicas que seu modelo de viagem pressupõe e, para que haja a possibilidade de participação de interessados com os mais distintos perfis, sugere o uso de algumas estratégias de arrecadação. Ao longo dos anos, a organização acumulou conhecimento em relação a estratégias de financiamento possíveis, muitas delas já realizadas por participantes, como  Financiamento Coletivo - conhecido também como Crowdfunding (saiba mais aqui). Há também a possibilidade de apoiarmos outros tipos de ações, como a realização de eventos para levantar fundos, e também disponibilizamos cartas de recomendação para a obtenção de bolsas em universidades.

 

Por ser independente política e economicamente, a FFIPP-Brasil depende do investimento dos participante para realizar o Programa Educacional. Além dos custos de hospedagem, alimentação e transporte do próprio participante, o valor do programa inclui os custos da equipe de coordenação que desenvolve o Programa Educacional in loco (incluindo passagem aérea, hospedagem, transporte e alimentação).

 
PROCESSO DE SELEÇÃO
PRAZOS E DATAS 2020

O processo de seleção é aberto a participantes com mais de 18 anos e que tenham um bom nível de compreensão em inglês (as palestras e encontros com ativistas serão conduzidas em inglês).

 

O processo seletivo é composto por três etapas:

 

1.Em primeiro lugar, é preciso preencher o formulário disponível neste link até 21 de fevereiro e pagar uma taxa de inscrição de R$ 35 (não reembolsáveis) por meio de transferência bancária para a seguinte conta:

Banco Itaú

   Ag: 0152

   Cc: 04908-6

   CNPJ: 17.466.817/0001-52 - FACULTY FOR ISRAELI-PALESTINIAN PEACE

 

É preciso enviar uma cópia do comprovante de depósito e currículo para ffipp.brasil@gmail.com para confirmar a inscrição no programa.

 

2.A segunda etapa do processo seletivo é uma entrevista por videoconferência a ser realizada entre os dias 2 e 13 de março --a divulgação da lista final de participantes se dará em 18 de março.

 

3.Por fim, os candidatos selecionados deverão participar de um final de semana de preparação a ser realizado nos dias 4 e 5 de abril em São Paulo.

21 DE FEVEREIRO: data limite para inscrições, preenchimento do formulário e envio do currículo e do comprovante de pagamento da inscrição.

 

02 A 13 DE MARÇO: realização das entrevistas por videoconferência.

 

18 DE MARÇO: divulgação da lista final dos selecionados para o 7º Programa Educacional FFIPP-Brasil 2020 em Palestina/Israel.

04 E 05 DE ABRIL: Final de semana de Preparação, realizada em São Paulo. Nela, os candidatos selecionados passarão por um treinamento de preparação para o programa.

 

Esse encontro é obrigatório e pré-requisito
para a participação.
Os custos do desloca-mento até São Paulo não são cobertos pela FFIPP-Brasil.

JULHO: Programa Educacional em Palestina/Israel

AGOSTO: atividade de retorno obrigatória em São Paulo.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now