INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

 DE ASSUNTOS RELEVANTES À PALESTINA-ISRAEL

 PARA A COMUNIDADE BRASILEIRA

A FFIPP-BRASIL

A FFIPP-Brasil é uma Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel sem fins lucrativos, engajada em atividades educacionais, intercâmbio de informação e problematização de assuntos relevantes à Palestina/Israel para a comunidade brasileira.

 

A organização tem como objetivo aproximar criticamente as realidades palestinas e israelenses da sociedade brasileira de uma forma que contribua para o fim da ocupação israelense nos Territórios Palestinos e das violações de direitos fundamentais.

 

Fundada nos EUA por um grupo de professores universitários no período da assinatura dos Acordos de Oslo entre israelenses e palestinos, a FFIPP se espalhou pelo mundo e conta com unidades na Holanda, França, Polônia, Espanha, Suíça, Inglaterra, EUA, Brasil.

No país desde 2012, a FFIPP-Brasil é construída coletivamente, horizontal-mente e voluntariamente por professores, jornalistas, internacionalistas, historiadores e estudantes — todos ex-participantes de seu Programa Educacional.

A FFIPP-Brasil é uma organização independente financeira e politicamente. Para realizar as suas atividades e manter o seu funcionamento ao longo do ano (como o pagamento de taxas municipais e contador), depende do dinheiro pago pelos participantes do Programa Educacional e das doações de seus integrantes.

Rede FFIPP
FFIPP-USA
FFIPP-HOLANDA
FFIPP-FRANÇA
FFIPP-POLÔNIA
FFIPP-SUIÇA
FFIPP-LONDRES
FFIPP-PARIS
FFIPP-GRENOBLE
FFIPP-BORDEAUX
 
AÇÕES DA FFIPP-BRASIL

No início de 2013, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a FFIPP-Brasil organizou o primeiro Programa Educacional em Palestina/Israel com uma delegação de 21 jovens brasileiros. Foi a primeira vez que uma delegação partindo do hemisfério sul participou do programa da FFIPP. Desde então, já foram realizadas outras cinco viagens. Hoje, mais de cem brasileiros estiveram na região pela FFIPP-Brasil.

 

Além do Programa Educacional, a FFIPP-Brasil promove palestras, conferências e debates sobre o tema. A organização pretende expandir as suas ações e impactar a forma como a questão Palestina é debatida no país e no exterior por meio do oferecimento de cursos de formação e da produção de materiais educativos.  

A FFIPP-Brasil acredita que entender melhor a questão para além do discurso hegemônico é compreender o que de fato acontece na região, possibilitando uma mudança política na relação entre israelenses e palestinos e ampliando a visão crítica dos brasileiros sobre o tema e o mundo contemporâneo em geral.

 
FFIPP: UMA REDE INTERNACIONAL

A FFIPP foi criada como uma rede acadêmica de professores universitários e estudantes de Israel, da Palestina, Estados Unidos e Europa, comprometidos com o diálogo e a paz justa no Oriente Médio, após o fracasso do processo de Oslo, ao final dos anos 1990.

A FFIPP Internacional organiza conferências itinerantes e viagens a Palestina/Israel para professores, jornalistas, diplomatas e demais profissionais. 


Realiza também um Programa Educacional para universitários, oferecendo oportunidades únicas para que os estudantes descubram as realidades em campo e aprofundem seus conhecimentos em diferentes aspectos do tema.

MUDANÇA DE NOME: de Faculty For Israeli-Palestinian Peace
para Educational Network for Human Rights in Palestine/Israel.

Desde quando a FFIPP foi fundada, por acadêmicos israelenses e palestinos que buscavam informar o público nas universidades sobre a situação em Palestina/Israel, a percepção do termo “paz” ainda representava dignidade e justiça para todos, mesmo à sombra do fracasso do processo de Oslo. Com algumas mudanças nesta última década, a adequação se faz hoje necessária por alguns motivos:

O termo “paz” foi desgastado ao ser utilizado abundantemente em iniciativas políticas da parte de Israel e dos Estados Unidos, e mesmo por parte da Autoridade Palestina, iniciativas estas que em nada contribuíram para a proteção da dignidade palestina ou para a implementação da justiça. Após as rodadas de Acordos de Oslo em 1995, gerou-se grande expectativas de ambos os lados em torno de um resolução duradoura em torno da questão, e o seu fracasso estabeleceu um clima geral de desesperança dado que o avanço da ocupação israelense e da desapropriação de terras palestinas continuou e, num quadro mais geral,  a discriminação contra palestinos nos Territórios Ocupados e em Israel também perpetuou-se.

Adicionalmente, nota-se que as dificuldades a que os palestinos estão sujeitos não se restringem apenas aos Territórios Ocupados. Em Israel, eles representam uma minoria discriminada por preceitos e leis etno-religiosas, que são inclusive combatidas por grupos judaicos em Israel e em outros países. Portanto, tornou-se  necessário definir um referencial de justiça e dignidade como pré-condição para haver “paz”, para que este conceito não fique esvaziado de conteúdo. Para tanto, a FFIPP escolheu voltar-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos como referencial internacionalmente aceito de proteção à dignidade humana.

 

Além de retirarmos o termo “paz” do nome, tiramos o hífen que separava “israeli-palestinian” (israelense-palestina), buscando desfazer o entendimento de que o problema é constituído de “dois lados” (Israel e Palestina lutando um contra o outro). Assumimos assim que se trata de um problema complexo na região Palestina/Israel como um todo e buscamos expor os impactos que a separação, a restrição a espaços, a terras e a liberdades têm sobre a dignidade humana - e como essas restrições contribuem para a manutenção
da situação.

 

O novo nome FFIPP – Educational Network for Human Rights in Palestine/Israel representa uma adequação do nome aos valores que a FFIPP busca promover desde sua fundação e à maneira que busca realizar seus programas educacionais na região. Essa adequação pretende fortalecer a missão da FFIPP, uma rede engajada na educação, intercâmbio de informação e conscientização da comunidade acadêmica e público em geral sobre assuntos relevantes à  Palestina/Israel,tema central e estruturador no mundo globalizado contemporâneo.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now